parallax background

CIDEMA CREDENCIA MAIS UM ESTABELECIMENTO NO SISBI-POA (Santi’Lac Laticínios LTDA)

CIDEMA, AMOSC E CIS-AMOSC ELEGEM NOVO PRESIDENTE
15 de dezembro de 2017
CIDEMA CREDENCIA MAIS UM ESTABELECIMENTO NO SISBI-POA (Frigorifico Good Alimentos)
10 de julho de 2018
CIDEMA, AMOSC E CIS-AMOSC ELEGEM NOVO PRESIDENTE
15 de dezembro de 2017
10 de julho de 2018

Associação Institucional Estrutura Organizacional Quadro de Colaboradores Publicações Legais Prestação de Contas Regulamentos Galeria de Presidentes Agenda Notícias XIV Congresso Catarinense Contato CIDEMA CREDENCIA MAIS UM ESTABELECIMENTO NO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL – SISBI-POA PUBLICADO EM 13/03/2018 ÀS 16:49 - ATUALIZADO EM 13/03/2018 ÀS 16:50 baixar imagem O Santi'Lac Laticínios LTDA, empresa que atua no ramo de fabricação de produtos lácteos, situada no Município de Santiago do Sul – SC, município pertencente ao Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente – CIDEMA, é o mais recente estabelecimento a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O estabelecimento está habilitado para comercializar seus produtos em todo o território nacional. O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), têm por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país. O MAPA, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), é o órgão coordenador do sistema. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, do Distrito Federal , dos Municípios e consórcios de Municípios ao SISBI/POA é voluntária e concedida pelo órgão coordenador mediante comprovação de equivalência entre o serviço solicitante e o SIF. São os sistemas integrantes do SUASA que têm por objetivo inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal e vegetal. O Programa do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PROSUASA), criado em 2012 pelo CIDEMA, é responsável pela regulação e orientação dos produtores e das agroindústrias de cada Município consorciado com objetivo de fortalecer ainda mais as Secretarias de Agricultura e potencializar o retorno econômico e a geração de empregos no Município. Em contrapartida, os Municípios oferecem os profissionais para as inspeções e fiscalização. O Diretor Executivo do CIDEMA - Morciel de Araújo Faraum, e o Médico Veterinário Alan Dinis Michels enfatizam a importância da adesão ao SISBI-SUASA, ao destacar que oportuniza o acesso a novos mercados, agrega valor sobre os produtos, garante maior segurança alimentar ao consumidor final, assegura a saúde pública e também promove o desenvolvimento local e a inclusão social em todo o País.

ADESÃO DO CIDEMA AO MAPA

Em janeiro de 2015, foi publicado no Diário Oficial da União a portaria nº 1, de Janeiro de 2015, que reconhece a equivalência dos serviços do CIDEMA e dos Municípios consorciados, adesão ao SISBI-POA.

Também fazem parte da adesão ao SISBI-POA, nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados, o estabelecimento de ovos Granja Schwendler (SIEME OVOS) de São Carlos-SC, JBF Industria e Comércio de Alimentos LTDA-ME (BOFF BURGER) de Coronel Freitas-SC, o estabelecimento de ovos Eduardo Breansini (OVOS BENTO) de Cordilheira Alta-SC, a Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Quilombo-SC (QUI MEL) e o Matadouro de aves (FRIGORÍFICO DREHMER) no Município de Sul Brasil.