CIDEMA CREDENCIA MAIS UM ESTABELECIMENTO NO SISBI-POA (Frigorifico Good Alimentos)

CIDEMA CREDENCIA MAIS UM ESTABELECIMENTO NO SISBI-POA (Santi’Lac Laticínios LTDA)
13 de março de 2018
CIDEMA elege nova diretoria
27 de dezembro de 2018
CIDEMA CREDENCIA MAIS UM ESTABELECIMENTO NO SISBI-POA (Santi’Lac Laticínios LTDA)
13 de março de 2018
CIDEMA elege nova diretoria
27 de dezembro de 2018

O Frigorifico Good Alimentos, Abatedouro de Aves Especiais Codorna, Localizado na Linha Julio de Castilho, no Município de Coronel Freitas – SC, CNPJ 14.936.928/0001-97, empreendimento de responsabilidade do Sr. Odinei Antonio Cavasotto. O município de Coronel Freitas também faz parte da Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina AMOSC, e ao Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente – CIDEMA. Após auditoria de verificação para reconhecimento de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o Cidema Juntamente com o Serviço de Inspeção Municipal, certifica que este estabelecimento atende todas as normas Higiênico Sanitário de Abate e Processamento de Aves, podendo assim comercializar todos os seus produtos em Território Nacional. Na oportunidade do ato solene estiveram presentes: O Prefeito de Coronel Freitas/SC Izeu Tozetto, Secretario de Agricultura Gilberto Cordazzo, Secretario Executivo da AMOSC Paulo Utzig e o Diretor executivo do CIDEMA Morciel de Araujo Faraum.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), têm por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país. O MAPA, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), é o órgão coordenador do sistema. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e consórcios de Municípios ao SISBI/POA é voluntária e concedida pelo órgão coordenador mediante comprovação de equivalência entre o serviço solicitante e o SIF. São os sistemas integrantes do SUASA que têm por objetivo inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal e vegetal.

O Programa do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PROSUASA), criado em 2012 pelo CIDEMA, é responsável pela regulação e orientação dos produtores e das agroindústrias de cada Município consorciado, com objetivo de fortalecer ainda mais as Secretarias de Agricultura e potencializar o retorno econômico e a geração de empregos no Município. Em contrapartida, os Municípios oferecem os profissionais para as inspeções e fiscalização.

O Diretor Executivo do CIDEMA - Morciel de Araújo Faraum, ressalta que em 03 anos de reconhecimento e autonomia do CIDEMA, estamos totalizando a liberação de 07 estabelecimentos ao SISBI-POA, e nessa oportunidade parabenizo o Prefeito de Coronel Freitas, Izeu Tozetto, que deste total de estabelecimento, 02 são do seu município, e enfatizo a importância da adesão ao SISBI-SUASA, ao destacar que oportuniza o acesso a novos mercados, agrega valor sobre os produtos, garante maior segurança alimentar ao consumidor final, assegura a saúde pública e também promove o desenvolvimento local e regional, além da inclusão social em todo o País.

ADESÃO DO CIDEMA AO MAPA

Em janeiro de 2015, foi publicado no Diário Oficial da União a portaria nº 1, de Janeiro de 2015, que reconhece a equivalência dos serviços do CIDEMA e dos Municípios consorciados, adesão ao SISBI-POA. Também fazem parte da adesão ao SISBI-POA, nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados, o estabelecimento de ovos Granja Schwendler (SIEME OVOS) de São Carlos-SC, JBF Indústria e Comércio de Alimentos LTDA-ME (BOFF BURGER) de Coronel Freitas-SC, o estabelecimento de ovos Eduardo Breansini (OVOS BENTO) de Cordilheira Alta - SC, a Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Quilombo-SC (QUI MEL), Matadouro de aves (FRIGORÍFICO DREHMER) no Município de Sul Brasil e o Laticínio Sant’Lac, de Santiago do Sul-SC.