Sistema de Inspeção Municipal: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Alimentos

Faxinal dos Guedes simplifica processo de licenciamento ambiental para diversos empreendimentos
18 de abril de 2024
Desenvolvimento rural e sustentabilidade ambiental em pauta no encontro da AMOSC
14 de junho de 2024
18 de abril de 2024
14 de junho de 2024

Paial, 10 de maio de 2024. Nesta sexta-feira foi dia dos produtores rurais de Paial aprenderem sobre o Sistema de Inspeção Municipal. A capacitação foi proporcionada pelo CIDEMA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente em parceria com a Epagri/Cidasc e a prefeitura de Paial.

Durante toda tarde dezenas de produtores estiveram reunidos na Câmara de Vereadores de Paial para entender o funcionamento do sistema e os trabalhos iniciaram com Eng. de Alimentos da Epagri, Ezequiel Nunes da Epagri de Concórdia – SC, ele explicou como legalizar empreendimentos rurais na comercialização de alimentos e detalhou o funcionamento do sistema de inspeção em suas esferas, federal, estadual e municipal.

Foi aborda ainda a qualidade necessária para a oferta de serviços e produtos alimentícios. O SIM – Sistema de Inspeção Municipal- é um sistema rigoroso de avaliação e monitoramento, que assegura os padrões elevados de higiene, segurança e conformidade com todas as legislações para a comercialização de alimentos. Através desta capacitação é possível ainda garantir o bem-estar dos cidadãos e o bom funcionamento das atividades comerciais relacionadas a estes produtos. As inspeções abrangem uma ampla gama de aspectos, incluindo condições sanitárias, segurança alimentar, manuseio correto de produtos químicos, armazenamento de materiais e transporte dos alimentos. Além da fiscalização regular, o SIM também desempenha um papel crucial na educação e capacitação dos proprietários e funcionários destes empreendimentos.

No final da tarde Bernardo Beirith, gerente do Programa de Licenciamento Ambiental do Cidema, fez uma explanação sobre o funcionamento do processo de Licenciamento Ambiental e as facilidades da realização do licenciamento de forma local.