PROPOÇOS retoma as atividades em Paial – SC

7 de agosto de 2024
Corte de Vegetação: IBAMA autoriza o CIDEMA a fazer licenciamento ambiental
20 de setembro de 2024

Desde 2015, o PROPOÇOS, fruto da parceria entre CIDEMA e a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, obteve sucesso em aproximadamente 82% dos poços perfurados no oeste de Santa Catarina, totalizando a quantidade aproximada de 300 poços perfurados. Essa iniciativa beneficiou cerca de 100 mil famílias, proporcionando acesso a água potável e contribuindo significativamente para o bem-estar das comunidades locais, especialmente durante períodos de estiagem e seca.

A região oeste de Santa Catarina, celebra a retomada das atividades do Programa de Perfuração de Poços Artesianos profundos (PROPOÇOS), instituído pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente – CIDEMA. A retoma acontece no município de Paial, em uma resposta concreta às necessidades hídricas da região.

O programa representa um alívio à população que sofre com falta d’água. Para viabilizar a perfuração, são realizados os estudos necessários para a perfuração, nos locais adequados e todas as análises para verificar a qualidade da água. A perfuração é feita nas comunidade onde há a necessidade, visando sistemas de captação de água para abastecimento coletivo. Os municípios realizam a solicitação junto ao CIDEMA que oferece uma lista pública da ordem de perfuração em seu site: cidema.sc.gov.br.

O Programa sofreu uma pausa em função da dificuldade de manutenção do equipamento de perfuração, que possui maquinário importado, mas agora que o equipamento obteve a troca do sistema defeituoso, as atividades retomam com força total.

A população e as administrações públicas, sofrem com o a falta de água nos períodos de estiagem, as idas e vindas do abastecimento com caminhões pipa são lentas e pouco eficientes. O Presidente do CIDEMA, prefeito de Paial, Névio Mortari explica que este é um programa fundamental para os pequenos municípios, que em momentos de estiagem são duramente castigados pela seca: “Na maioria das vezes em que temos estiagem, os municípios não tem recursos para outras iniciativas que não sejam os caminhões pipa e o PROPORÇOS vai trabalhar de forma efetiva e também preventiva nestes casos, a agricultura também será beneficiada, não há como produzir sem água”, ressalta.

DEMAIS PROGRAMAS

Licenciamento Ambiental
Para agilizar o licenciamento ambiental exercido hoje pelo IMA, o consórcio CIDEMA criou “Programa de Licenciamento Ambiental”, que com sua equipe técnica, dará mais agilidade nas demandas do licenciamento do agro, indústrias e comércio. Além da agilidade, os valores referentes as taxas de licenciamento são destinadas aos municípios. Desde o início do Programa foram concedidas mais de 500 licenças ambientais.

PROSUASA

O PROSUASA é um programa que visa implementar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) na área do CIDEMA. Com o objetivo de legalizar e viabilizar agroindústrias familiares, gerando trabalho e renda nos municípios parceiros do consórcio. O SUASA abrange atividades como sanidade, inspeção, fiscalização, educação sanitária e vigilância de animais, vegetais, insumos e subprodutos de origem animal e vegetal. Coordenado pelo Ministério da Agricultura, o SUASA padroniza a inspeção de produtos de origem animal em todo o país. O programa tem como objetivo garantir a saúde dos animais, a sanidade dos vegetais, a qualidade dos insumos e serviços na agropecuária, bem como a segurança dos produtos agropecuários para os consumidores. O SUASA opera de forma integrada, assegurando a sanidade agropecuária desde a produção primária até a disponibilização dos produtos no mercado interno.
Fazem parte deste programa 23 municípios da região do Oeste Catarinense, tendo 33 estabelecimentos ativos, sendo 6 estabelecimentos com adesão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Pavimentação Asfáltica

O PROASFALTO teve o início das atividades no mês de setembro de 2023, produzindo massa asfáltica usinada de qualidade para os municípios de Xaxim, Xanxerê, Cordilheira Alta, Paial, Guatambu e Chapecó. Desde então, foram produzidas mais de 44 mil toneladas de massa asfáltica, representando mais de R$ 15 milhões de economia para os cofres públicos dos municípios integrantes do programa. Essa iniciativa do CIDEMA, em parceria com a Prefeitura do municipal de Chapecó, que possibilitou essa oportunidade de realizar um serviço de qualidade com um custo acessível para os municípios da região.