
Lindóia do Sul Avança em Sustentabilidade com Adesão ao Consórcio CIDEMA
4 de outubro de 2025O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA) realizará, na próxima terça-feira (28), uma Assembleia Extraordinária com os 36 municípios consorciados. O encontro terá como objetivo apresentar o relatório preliminar das apurações internas realizadas no âmbito da gestão administrativa do Consórcio, que aponta existir diversas irregularidades procedimentais e de transparência, bem como deliberar sobre as próximas medidas a serem adotadas para garantir a total regularidade das ações.
A deliberação pela realização da assembleia ocorreu em reunião realizada na terça-feira (21), na Prefeitura de Chapecó, com a presença do Presidente do CIDEMA e Prefeito de Cordilheira Alta, Wilson Luiz da Silva, e dos Prefeitos de Chapecó, João Rodrigues, de Xaxim, Chico Folle, e de Paial, Adelmo Luiz Braatz.
De acordo com o presidente do CIDEMA, Wilson Luiz da Silva, a decisão de convocar uma Assembleia Extraordinária foi tomada após a identificação de inconsistências preliminares em relatório da Controladoria-Geral do Município de Chapecó, que recomendou ações imediatas para fortalecimento dos controles e da transparência do Consórcio.
“Ainda em meados de setembro foi determinada a instauração de uma intervenção administrativa, bem como o bloqueio temporário de todas as contas bancárias dos programas vinculados ao Consórcio”, destacou o presidente do Consórcio.
A Assembleia Extraordinária da próxima semana reforça o compromisso do CIDEMA com a boa governança pública, o uso responsável dos recursos e o respeito aos princípios da administração pública, assegurando que todos os municípios consorciados sejam informados e participem das decisões referentes aos próximos passos do Consórcio.