CIDEMA economiza mais de R$ 5 milhões com pavimentação

Feliz dia das mulheres
8 de março de 2024
Faxinal dos Guedes simplifica processo de licenciamento ambiental para diversos empreendimentos
18 de abril de 2024
Feliz dia das mulheres
8 de março de 2024
18 de abril de 2024

Em parceria com a Usina de Asfalto de Chapecó, o programa produziu 16.399,69 toneladas de massa asfáltica.

Após sete meses de trabalhos, o Programa de Pavimentação Asfáltica do CIDEMA (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental) alcançou um marco significativo, gerando uma economia substancial para os cofres públicos. Em parceria estratégica com a Usina de Asfalto de Chapecó, o programa conseguiu produzir 16.399,69 toneladas de massa asfáltica, resultando em uma economia de mais de R$ 5 milhões.

Os números refletem uma economia de aproximadamente 54% em relação ao preço comercial do produto. Eduardo Henrique Triquês, Engenheiro Civil do CIDEMA, ressaltou que essa economia é possível devido à isenção de impostos sobre a operação, além do propósito do consórcio de não buscar lucro direto: “Essa é a vantagem do Consórcio, que envolve 36 municípios. A economia é repassada para os cofres de cada administração e pode ser direcionada para outras necessidades”, afirmou.

Até o momento, os municípios beneficiados incluem Chapecó, Xanxerê, Cordilheira Alta, Guatambu e Xaxim. Outros municípios ainda têm a oportunidade de aderir ao programa, desde que estejam localizados a até duas horas de distância de caminhão de Chapecó, garantindo condições ideais para a produção da massa asfáltica. Os interessados podem entrar em contato com o Diretor Executivo Morciel Faraum para formalizar a adesão.

O asfalto que atualmente está sendo aplicado no centro de Chapecó é um resultado direto deste convênio. Além de melhorar a infraestrutura viária, essa iniciativa promove um ambiente propício para o crescimento econômico e social a médio e longo prazo.

Diante dos resultados positivos obtidos até o momento, o presidente do Consórcio, Névio Mortari, prefeito de Paial, destacou o programa como um exemplo de eficiência e colaboração entre entidades públicas na busca pelo desenvolvimento regional: “A expectativa é de que esses esforços continuem gerando benefícios duradouros para as comunidades envolvidas nos próximos anos”.