Desenvolvimento rural e sustentabilidade ambiental em pauta no encontro da AMOSC

Sistema de Inspeção Municipal: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Alimentos
13 de maio de 2024
CIDEMA reúne consorciados para apresentação do trabalhos
19 de junho de 2024
Sistema de Inspeção Municipal: Garantindo a Qualidade e Segurança dos Alimentos
13 de maio de 2024
CIDEMA reúne consorciados para apresentação do trabalhos
19 de junho de 2024

No encontro do Colegiado de Agricultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), realizado em Nova Itaberaba, representantes municipais discutiram questões importantes para o desenvolvimento rural da região.

Participaram do evento secretários de agricultura, o prefeito Nevio Mortari, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (CIDEMA), e Ivan Ulsenheimer, gerente regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC).

Um dos principais temas abordados foi a destinação de carcaças de animais mortos não por abate. Honorino Dallapossa, presidente do Colegiado de Agricultura da AMOSC, ressaltou a importância ambiental dessa questão. “Precisamos pensar seriamente na destinação de animais mortos, se quisermos nos desenvolver como uma região produtora de proteína animal, livre das principais doenças e preocupada com a preservação dos mananciais de água”, afirmou Dallapossa.

A reunião também discutiu soluções sustentáveis para os municípios, com a presença da assessoria jurídica do CIDEMA, da CIDASC, e de uma empresa interessada com uma proposta financeira vantajosa. O objetivo foi avançar na busca por alternativas que minimizem a contaminação das águas superficiais e subterrâneas.

Outro desafio mencionado foi a transição nos cargos de secretários municipais de agricultura, o que traz um período de adaptação e aprendizado. “A transição de secretários que estavam envolvidos há anos nas demandas do setor para novos gestores traz um período de adaptação e aprendizado. Atualmente, há muita incerteza quanto ao destino do setor agrícola, influenciado pelo modelo econômico e político adotado. Os agricultores enfrentam desafios como a incerteza sobre novos programas, a volatilidade dos preços dos produtos agrícolas e as condições climáticas instáveis”, explicou Dallapossa.

O encontro também destacou a necessidade de retomar programas em parceria com o CIDEMA, especialmente com a aproximação do período de escassez de água. O objetivo é envolver os agricultores nos escritórios municipais da Epagri para acessar recursos destinados ao armazenamento de água e buscar soluções coletivas, como a perfuração de poços, em colaboração com o consórcio e a associação de municípios.

O encontro do Colegiado de Agricultura da AMOSC reforçou o compromisso das lideranças regionais em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor agrícola.