Equipe do CIDEMA vai à Brasília, leva reivindicações e traz conhecimento sobre Educação Sanitária

Programa + Pecuária oferece inseminação artificial gratuita para gado de corte e leite
13 de abril de 2023
Abelardo Luz e Saudades são novos municípios do CIDEMA
11 de julho de 2023
Programa + Pecuária oferece inseminação artificial gratuita para gado de corte e leite
13 de abril de 2023
Abelardo Luz e Saudades são novos municípios do CIDEMA
11 de julho de 2023

A equipe do Cidema esteve em Brasília de 03 a 05 de maio, para participar do I Encontro de Educação Sanitária, promovido pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), organizado por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária. O evento teve como objetivo promover a articulação multi-institucional e multidisciplinar, atualização e capacitação técnica em educação sanitária, em especial quanto ao uso de metodologias ativas nas atividades educativas, e promoção de ambiente de troca de saberes e experiências. Além da capacitação, durante dos dias do curso, a equipe ainda foi à Esplanada dos Ministérios entregar demandas da região oeste de Santa Catarina.

Com o tema: “Educar para Prevenir”, o Encontro buscou desenvolver a educação e a comunicação assertiva com a sociedade sobre o tema. O secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, destacou a importância de trabalhar a educação sanitária de forma articulada entre as instituições: “Espero que essa iniciativa se some aos esforços da defesa agropecuária para tocarmos adiante as questões relativas à saúde pública, saúde animal e sanidade vegetal”. Ainda durante o evento foram abordados temas como a educação e sua interface com a fiscalização, interfaces entre educação e comunicação, Zap Rural, entre outros.

A Médica Veterinária do CIDEMA, Daraiana Palombit, explicou que o evento trouxe conhecimentos sobre as metodologias ativas, para serem aplicadas na educação sanitária, visando a inclusão da população sobre a defesa sanitária e sua importância para a sociedade.

Durante os dias de aperfeiçoamento, o Secretário Executivo Morciel Faraum, a pedido do Presidente do Cidema, Clodoaldo Briancini, Prefeito de Cordilheira Alta, esteve na Esplanada dos Ministérios apresentando uma solicitação de um conjunto de perfuratrizes de Poços Artesianos, para beneficiar os municípios do CIDEMA. O objetivo é aumentar o atendimento na perfuração de poços para as comunidades que mais necessitam de água. O Secretário Executivo explica que nos últimos quatro anos, houve uma diminuição dos recursos hídricos naturais e consequentemente o aumento na demanda pelo serviço.