Escassez hídrica e o Programa PROPOÇOS fazendo o possível para suprir a demanda

Eleita nova diretoria do CIDEMA
21 de dezembro de 2021
Mercado Público Regional
24 de janeiro de 2022
Eleita nova diretoria do CIDEMA
21 de dezembro de 2021
Mercado Público Regional
24 de janeiro de 2022

A escassez hídrica está castigando nossa região, além de não estar chovendo como o esperado, estamos atingindo temperaturas altíssimas, acima dos 40ºC. Segundo informações, nos últimos 2 anos choveu 900 mm a menos que o esperado no estado de Santa Catarina.

Tendo em vista este problema, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente – CIDEMA, por intermédio do Programa PROPOÇOS, vem trabalhando incansavelmente para atender a alta demanda de perfuração de poços em nossos municípios, com o foco de abastecer os munícipes.

Ao longo das suas atividades, o programa já beneficiou aproximadamente de 20 mil famílias da nossa região. Os equipamentos de perfuração (perfuratriz) têm realizado um trabalho constante, muitas vezes excedendo a jornada normal de trabalho. Esse trabalho constante acelerou o processo de desgaste dos nossos equipamentos, sendo assim, tivemos que parar nossos trabalhos para realizar o reparo necessário. O orçamento para o reparo já foi aprovado pelo nosso Presidente em exercício Clodoaldo Briancini, os custos serão pagos com recursos próprios, não sendo necessário que os municípios associados aportem de recursos extras.

Sabemos que nossa programação de perfurações está atrasada, porém tivemos que parar para fazer os reparos necessários e assim dar continuidade aos trabalhos de perfuração.

Em anexo segue as planilhas contendo o histórico de perfurações (desde 2016). Vale ressaltar que entre os anos de 2016 e 2019, a demanda de perfuração girava em torno de 30 a 35 poços por ano. Já em 2020 a demanda quase triplicou, ou seja, mais de 80 poços perfurados no ano (reflexo do problema se agravando nos últimos 2 anos).

Dessa forma, pedimos novamente a compreensão de todos e que estamos fazendo o que é possível para voltarmos às atividades. A previsão inicial de prazo para o conserto é de aproximadamente 15 dias.

Nos colocamos à disposição para qualquer informação adicional.