CIDEMA passa por auditoria do Ministério da Agricultura
25 de outubro de 2024Além dos temas ordinários o encontro foi oportunidade para despedida dos prefeitos que finalizam a gestão 2020/2024
Na manhã desta terça feira 11 de dezembro, foi realizada a última assembleia do ano do CIDEMA – Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente – na reunião estiveram presentes prefeitos e representantes dos municípios da região oeste e entre os itens da pauta esteve a aprovação do orçamento para 2025, apresentação da nova contabilidade e alterações estatutárias.
Na abertura o presidente do consórcio e Prefeito de Paial, Névio Antônio Mortari desejou as boas-vindas a todos e apresentou os resultados dos programas do CIDEMA em andamento; Prosuasa, Propoços, Licenciamento Ambiental e Proasfalto, em seguida explicou aos presentes que este foi um ano de muitos avanços para o Consórcio: “Temos muito a comemorar e agradecer a equipe que tocou os programas e fez com que os benefícios do Consórcio chegassem aos municípios e especialmente aos munícipes.” Mortari ressaltou que além dos avanços nos programas, ainda foram diversas as tratativas junto ao governo federal e estadual: Tivemos a presença do Tribunal de Contas do Estado, Liberações para licenciamento ambiental, conversas com o Ministério da Agricultura e em todas tivemos elogios e um saldo positivo mediante o trabalho do CIDEMA.
Somente no programa de Licenciamento Ambiental foram emitidos mais de 500 licenciamentos. No programa de asfalto foram 24 milhões de Reais em massa asfáltica. O desafio para 2025 é a criação de uma controladoria interna que será implantada conforme determinação do tribunal de contas do estado. Outra determinação do TCE foi a reorganização dos sistemas de rateio para dar conta da viabilidade dos programas.
Em 2025 será eleita a nova diretoria do Cidema, a data da assembleia ainda não foi agendada.