CIDEMA reúne consorciados para apresentação do trabalhos

Desenvolvimento rural e sustentabilidade ambiental em pauta no encontro da AMOSC
14 de junho de 2024
Programa de Licenciamento Ambiental chega a 400 licenças em pouco mais de 100 dias
24 de junho de 2024
14 de junho de 2024
24 de junho de 2024

Servidores públicos da região lotaram o auditório do antigo mercado público para alinhamentos necessários ao andamento dos trabalhos

Nesta terça-feira, 18 de junho o CIDEMA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente, realizou uma reunião de alinhamento sobre os Programas PROSUASA, PROAMBIENTAL, PROPOÇOS e Programa Mais Pecuária, entre outros assuntos. O encontro aconteceu às 14h no auditório do antigo mercado público e contou com a presença massiva dos consorciados, entre eles prefeitos, secretários de agricultura, médicos veterinários e demais servidores públicos.

Na reunião a equipe técnica do CIDEMA fez explicação de como está o andamento de cada um dos programas do consórcio, com destaque para o PROSUASA que auxilia na supervisão e na inspeção do SIM – Sistema de Inspeção Municipal- que realiza avaliação e monitoramento, assegurando os padrões de higiene, segurança em conformidade com todas as legislações para a comercialização de alimentos. Além da fiscalização regular, o SIM também desempenha um papel crucial na educação e capacitação dos proprietários e funcionários destes empreendimentos. Através da ação do CIDEMA os estabelecimentos podem comercializar produtos alimentícios fora dos limites territoriais municipais, ampliando o mercado e as possibilidades de negócios.

O Diretor Executivo do CIDEMA, Morciel de Araujo, destaca a importância dos consórcios, que com pioneirismo aqui na região oeste, viabilizam diversos processos públicos promovendo programas e ações que geram economia e de recursos financeiros e agilidade processo: “Um exemplo disso é o Programa de licenciamentos ambiental que com pouco mais de 100 dias de atividade já chegou a 400 licenças ambientais. Antes do trabalho do CIDEMA, em parceria com os municípios o processo poderia levar meses ou anos e quem ganha com isso é o toda a população” destacou.

Durante a reunião foram apresentado os dados do Programa + Pecuária, que promove melhoramento genéticos e a Inseminação artificial de forma gratuita aos agricultores por meio das secretarias municipais. Desde o início do programa já foram realizadas mais de mil inseminações e atendidas 75 famílias.

O Vice presidente do CIDEMA, prefeito de Lajeado Grande, Anderson Bianchi esteve presente e destaca que o Consórcio é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos pequenos municípios: “A reunião de hoje é importante porque faz o detalhamento dos trabalhos em andamento e ainda promove ajustes de ações que precisam ser tomadas pelos municípios para o melhor andamento de cada programa”, salientou.