Licenciamento Ambiental será emitido pelo CIDEMA e Municípios da Região Oeste

Cidades do Oeste de SC integram Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social
12 de julho de 2023
Entrevista para o NSCTV sobre Licenciamento Ambiental
22 de fevereiro de 2024
12 de julho de 2023
Entrevista para o NSCTV sobre Licenciamento Ambiental
22 de fevereiro de 2024

Foi publicada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) em Diário Oficial a autorização para que o CIDEMA faça o Licenciamento Ambiental em parceria com os municípios. O processo que anteriormente iria para o IMA – Instituto do Meio Ambiente (Estado), agora será realizado localmente , agilizando o e gerando recursos para os municípios.
Na liberação publicada pelo Consema foram autorizados 16 municípios do Oeste a realizar o processo por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – CIDEMA. A decisão foi publicada neste dia 14/02 e é válida para atividades de impacto local, sejam elas licenças e renovações de licenças para aviários, chiqueiros, loteamentos entre outras atividades que envolvem questões ambientais.
A avaliação seguirá os critérios da legislação ambiental do país normalmente, o que muda é o tempo do processo, que deverá ser drasticamente reduzido. O consórcio será o responsável pela análise técnica e jurídica dos processos de licenciamento dos municípios consorciados. O CIDEMA vai receber toda a documentação, fará análise, a vistoria e posteriormente aprovação da licença ambiental.
Para o novo presidente do CIDEMA, Névio Antônio Mortari, prefeito de Paial, esta autorização traz mais autonomia para os municípios e mais agilidade nos licenciamentos: “É uma grande conquista para a região, foram dois anos de trabalho e hoje finalmente podemos dizer que quem ganha com isso é o cidadão, além da agilidade, ainda haverá retenção das taxas do licenciamento para os cofres municipais” destacou.
A equipe que vai trabalhar no Programa já foi selecionada e passarão por um treinamento e dentro de 20 dias estará em pleno funcionamento.
Os 36 municípios consorciados ao CIDEMA podem aderir a este programa, mas precisam formalizar esta adesão, já estão autorizados os municípios de:
1.Águas Frias

1. Arvoredo
  2. Caxambu do Sul
  3. Cordilheira Alta
  4. Coronel Freitas
  5. Faxinal dos Guedes
  6. Formosa do Sul
  7. Guatambu
  8. Lajeado Grande
  9. Pinhalzinho
  10. Santiago do Sul
    12.São Carlos
  11. Serra Alta
  12. Sul Brasil
    15.União do Oeste
    16.Xaxim

O CIDEMA também está aberto a adesão de novos municípios, podendo usufruir do Licenciamento Ambiental e dos demais programas do Consórcio.