Os municípios do CIDEMA sendo beneficiados com a perfuração de poços

Eleitas as novas diretorias da AMOSC e CIDEMA
5 de dezembro de 2019
Secretários de Agricultura se reunem para debater assuntos da agricultura da região da AMOSC
3 de março de 2020
Eleitas as novas diretorias da AMOSC e CIDEMA
5 de dezembro de 2019
3 de março de 2020

O Presidente do CIDEMA, Prefeito de Paial Névio Antônio Mortari, ressalta a importância do programa Propoços que tem como objetivo de perfurar poços tubulares profundos para atender sistemas de captação de água em localidades de domínio público municipal para abastecimento coletivo, oferecer e disponibilizar a população o acesso água de qualidade, proporcionando ainda mais qualidade de vida no meio rural. E é com muito orgulho que finalizamos nossa etapa de perfuração de poços em nosso município, disponibilizando água toda comunidade da Linha Rauller, Linha Sede Irani e Aparecida, todos com ótima vazão de água. Os próximos Municípios serão Jardinópolis, Águas Frias e Nova Erechim.

Informa ainda que a prioridade é atender os municípios que tenham histórico recente de situações de emergência e/ou calamidade pública em decorrência de estiagem ou secas.

A medida também visa possibilitar às administrações públicas uma reserva estratégica de pronto acesso para abastecimento das redes públicas de distribuição de água para consumo humano em períodos de escassez. Também busca articular com as políticas de desenvolvimento regional de proteção e preservação ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltada para a melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo aquelas residentes nas áreas rurais. Essas ações atendem o disposto no termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

O Diretor Executivo do Consórcio Cidema Sr. Morciel de Araujo Faraum, informa que o programa de perfuração de poços teve inicio em 2016, totalizando um total de perfuração de aproximadamente mais 150 poços e 10.000,00 famílias beneficiadas com acesso  a água potável. O programa conta com quatro caminhões, com perfuratriz, compressor, ferramental e alojamento e uma equipe técnica para perfuração dos poços nos municípios:  o sondador , Francisco Antônio Pizzatto e o auxiliar de sondador, Felipe Junior Martim.