Programa de Licenciamento Ambiental chega a 400 licenças em pouco mais de 100 dias

CIDEMA reúne consorciados para apresentação do trabalhos
19 de junho de 2024
CIDEMA reúne consorciados para apresentação do trabalhos
19 de junho de 2024

Com recorde de licenças e de agilidade CIDEMA recebe visita de alinhamento do MPSC nesta segunda-feira.

Na manhã desta segunda-feira 24/06/2024, uma equipe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) visitou o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA) para dar sequência ao progresso do Programa de Licenciamento Ambiental. A ação faz parte das atividades de consolidação do Programa no estado e chega em um momento em que a equipe comemora a atuação de pouco mais de cem dias e emissão de 400 licenças ambientais.

A emissão de licenciamentos ambientais realizada pelo CIDEMA vem agilizando a vida de quem precisa da documentação para o funcionamento de loteamentos, áreas de cultivos, chiqueirões, entre outras atividades produtivas. O Programa iniciou em efetivamente em março deste ano e apresenta uma agilidade muito superior ao processo realizado anteriormente pelo IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Antes a solicitação precisava ir a capital e a vistoria dependia de dos técnicos do estado, agora todo processo é realizado na região agilizando e gerando as taxas ao cofre de cada município.

Em reunião com o MPSC foi avaliado o desempenho do programa e foram apresentados os dados neste período inicial. Para o Diretor Executivo do CIDEMA, Morciel Araujo Faraum, a reunião foi muito produtiva: “através do trabalho em parceria pudemos perceber que estamos no caminho certo e conseguimos ainda realizar alinhamentos do que ainda precisa ser ajustado”. A equipe do CIDEMA se mostrou receptiva e disposta a colaborar com as orientações fornecidas pelo Ministério Público, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua dos processos de licenciamento ambiental.

O processo de Licenciamento Ambiental segue os critérios da legislação ambiental brasileira normalmente, a expectativa era de que a média dos processos não ultrapassasse 6 meses, sendo que antes o processo levava anos. O número foi superado logo de início, quando os primeiros licenciamentos foram entregues não ultrapassando o período de uma mês, mas em alguns casos a emissão levou apenas 10 dias.

Da região oeste 16 municípios já estão autorizados a realizar o licenciamento por meio do CIDEMA, quem precisar mais informações sobre o programa pode acessar o site do CIDEMA: https://cidema.sc.gov.br/