parallax background

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA

CIDEMA elege nova diretoria
27 de dezembro de 2018
CIDEMA retoma as atividades de perfuração de poços nos municípios da AMOSC
17 de maio de 2019
CIDEMA elege nova diretoria
27 de dezembro de 2018
CIDEMA retoma as atividades de perfuração de poços nos municípios da AMOSC
17 de maio de 2019

 

CIDEMA credencia mais um estabelecimento. 

O Estabelecimento OVOS DIDO – empreendimento de responsabilidade do Sr. Paulo Cesar Didomenico, classificada como Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados – é o mais recente estabelecimento a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Localizada no interior de Cordilheira Alta/SC, município pertencente ao Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente – CIDEMA, a empresa está habilitada para comercializar seus produtos em todo o território nacional.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país. O MAPA, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), é o órgão coordenador do sistema. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e consórcios de Municípios ao SISBI/POA é voluntária e concedida pelo órgão coordenador mediante comprovação de equivalência entre o serviço solicitante e o SIF. São os sistemas integrantes do SUASA que têm por objetivo inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal e vegetal.

O Programa do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PROSUASA), criado em 2012 pelo CIDEMA, é responsável pela regulação e orientação dos produtores e das agroindústrias de cada município consorciado com objetivo de fortalecer ainda mais as Secretarias de Agricultura e potencializar o retorno econômico e a geração de empregos nos municípios. Em contrapartida, os municípios oferecem os profissionais para as inspeções e fiscalização.

O Diretor Executivo do CIDEMA – Morciel de Araújo Faraum, e a Médica Veterinária Juliana Faccio enfatizam a importância da adesão ao SISBI-SUASA, ao destacar que oportuniza o acesso a novos mercados, agrega valor sobre os produtos, garante maior segurança alimentar ao consumidor final, assegura a saúde pública e também promove o desenvolvimento local e a inclusão social em todo o País.

O CIDEMA parabeniza o Estabelecimento OVOS DIDO e o município de Cordilheira Alta pela conquista, juntamente com o Serviço de Inspeção Municipal, coordenado pela Médica Veterinária Kátia Rosy Grando.

 

ADESÃO DO CIDEMA AO MAPA

Em janeiro de 2015, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 1, de janeiro de 2015, que reconhece a equivalência dos serviços do CIDEMA e dos municípios consorciados, para a adesão ao SISBI-POA.

Também fazem parte da adesão ao SISBI-POA, nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados, os seguintes estabelecimentos:

– Granja Schwendler (SIEME OVOS) de São Carlos;

– JBF Indústria e Comércio de Alimentos LTDA-ME (BOFF BURGER) de Coronel Freitas;

– Razão Social Eduardo Breansini (OVOS BENTO) de Cordilheira Alta;

– Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Quilombo (QUI MEL);

– Matadouro de aves (FRIGORÍFICO DREHMER) no município de Sul Brasil;

– Fábrica de Laticínios (SANTI’LAC) no município de Santiago do Sul;

– Abatedouro Frigorífico de codornas (GOOD ALIMENTOS) de Coronel Freitas.