Cidema consolida e inicia Programa de Pavimentação Asfáltica no Oeste

6 de março de 2023
Programa +PECUÁRIA Inicia atividades
5 de abril de 2023

Parceria entre Consórcio e a Usina de Asfalto de Chapecó beneficiará os municípios da região Oeste de Santa Catarina

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (Cidema) consolidou um de seus maiores projetos, o Programa de Pavimentação Asfáltica. Ele teve início no ano passado e, terça-feira (21), foi colocado em prática com a saída da primeira carga para o município de Xaxim. Este projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Consórcio Cidema e beneficiará os municípios do Oeste de Santa Catarina com a pavimentação asfáltica.

O presidente do Cidema e prefeito de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini (PSD), explicou que essa iniciativa beneficiará os municípios em torno de uma economia da massa asfáltica de até 50% a 60% do custo convencional. A usina tem capacidade de produzir em torno de 120 a 150 tonelada/hora e, além de conseguir instantaneamente retirar a massa asfáltica, também tem o lucro, sendo que o dinheiro economizado poderá ser aplicado em outras áreas como na saúde.

Briancini ressaltou não só o projeto de pavimentação asfáltica, mas outros importantes, como o Programa de Perfuração de Poços Artesianos, o Programa de Sanidade Agropecuária (Suasa), o Programa de Licenciamento Ambiental, entre outros, que estão disponíveis no Consórcio. O diretor-executivo do Cidema, Morciel de Araújo Faraum, destacou a importância do Cidema e, principalmente, do novo programa, para que os municípios disponibilizem melhores acessos.

O prefeito, ainda, deixou o reconhecimento aos prefeitos que confiaram na sua Presidência no Consórcio, sendo reeleito para presidir por mais esse ano, no qual elencou todos os benefícios que o Consórcio traz para os municípios. Também fez agradecimento, em especial, à Prefeitura de Chapecó, que teve o aparato em realizar o termo de cessão de uso da usina asfáltica para o consórcio Cidema. “Essa é mais uma conquista para nosso Oeste de Santa Catarina”, afirmou.

O termo de cessão

O termo de cessão de uso foi assinado em 25 de novembro de 2022, sendo válido por 10 anos, a partir de 1º de janeiro de 2023. Prevê que Chapecó cederá gratuitamente estrutura da nova usina de asfalto para que outros municípios do Oeste possam produzir o material para asfaltar as suas vias, com um custo mais acessível. Além disso, será possível fazer o processo licitatório uma vez ao ano, diminuindo toda parte burocrática e permitindo o serviço com maior rapidez.

O Cidema se comprometeu com a conservação dos equipamentos e terá uma área que poderá utilizar para operações, de 5 mil metros quadrados. A nova usina tem o triplo da capacidade da usina antiga, pois teve sua estrutura ampliada no ano de 2021. O termo de cessão foi assinado pelos prefeitos de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e o de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini, presidente do Cidema, e o diretor-executivo do Consórcio Cidema, Morciel de Araújo Faraum.