Expansão do comercio de produtos de origem animal produzidos em nossa região – consórcio CIDEMA oportuniza a adesão de mais um estabelecimento ao SISBI-POA

Mesmo em época de pandemia os serviços essenciais do CIDEMA não pára nos Municípios
20 de agosto de 2020
Eleitas novas diretorias (AMOSC e CIDEMA)
7 de janeiro de 2021
20 de agosto de 2020
Eleitas novas diretorias (AMOSC e CIDEMA)
7 de janeiro de 2021

A Granja Sieme Ovos Ltda., situada no município de Águas de Chapecó – SC, o qual pertencente ao Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente – CIDEMA, é a mais recente empresa a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O estabelecimento está habilitado para comercializar seus produtos em todo o território nacional.

A oportunidade de expansão do comércio é proporcionada pelo Programa do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PROSUASA), criado em 2012 pelo CIDEMA, o qual é responsável pela regulação e orientação dos produtores e das agroindústrias de cada município consorciado com objetivo de fortalecer as Secretarias de Agricultura e potencializar o retorno econômico e a geração de empregos nos municípios. Em contrapartida, os municípios oferecem os profissionais para a execução da inspeção e fiscalização nos estabelecimentos de produtos de origem animal.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), é o órgão coordenador do sistema. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e consórcios de Municípios ao SISBI/POA é voluntária e concedida pelo órgão coordenador mediante comprovação de equivalência entre o serviço solicitante e o SIF. São os sistemas integrantes do SUASA, que têm por objetivo inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal e vegetal.

O gerente de programa e médico veterinário do CIDEMA Alan Dinis Michels comentou que o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) tem o objetivo de harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país.

O diretor executivo do CIDEMA e médico veterinário Morciel de Araújo Faraum enfatizou a importância da adesão ao SISBI-SUASA. Ele destacou a oportunidade do acesso a novos mercados agregando valor sobre os produtos, Também observou a garantia da segurança alimentar ao consumidor final, assegurando a saúde pública e também promovendo o desenvolvimento local e a inclusão social em todo o País.

O Consórcio CIDEMA parabeniza o estabelecimento Granja Sieme Ovos e o Município de Águas de Chapecó pela conquista, enfatizando a importância do trabalho executado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), coordenado pelo médico veterinário Rui Reis de Cerqueira.

BREVE HISTÓRICO DA ADESÃO DO CONSÓRCIO CIDEMA AO SISBI-POA

Em janeiro de 2015, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 1, de janeiro de 2015, que reconhece a equivalência dos serviços do CIDEMA e dos municípios consorciados, para a adesão ao SISBI-POA.

Fazem parte da adesão ao SISBI-POA, nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados, os seguintes estabelecimentos: Sieme Ovos – São Carlos; Nova Itaberaba Alimentos – Coronel Freitas; Ovos Bento – Cordilheira Alta; Associação dos Apicultores e Meliponicultores Quimel – Quilombo; Frigorífico Drehmer – Sul Brasil; Laticínios Sant’Lac – Santiago do Sul; Good Alimentos – Coronel Freitas; Ovos Dido – Cordilheira Alta e Granja São Luis – Caxambu do Sul