parallax background

Mesmo em época de pandemia os serviços essenciais do CIDEMA não pára nos Municípios

O CIDEMA credencia mais um estabelecimento ao SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO SISBI-POA
29 de maio de 2020
Expansão do comercio de produtos de origem animal produzidos em nossa região – consórcio CIDEMA oportuniza a adesão de mais um estabelecimento ao SISBI-POA
5 de janeiro de 2021
O CIDEMA credencia mais um estabelecimento ao SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO SISBI-POA
29 de maio de 2020
Expansão do comercio de produtos de origem animal produzidos em nossa região – consórcio CIDEMA oportuniza a adesão de mais um estabelecimento ao SISBI-POA
5 de janeiro de 2021

O Secretario de Agricultura de Pinhalzinho, Sr. Honório Dalapussa, ressalta a importância do programa Propoços, que tem como objetivo a  perfurar de poços tubulares profundos para atender sistemas de captação de água em localidades de domínio público municipal para abastecimento coletivo, e oferecer e disponibilizar a população o acesso água de qualidade, proporcionando ainda mais qualidade de vida no meio rural. E é com muito orgulho que finalizamos nossa etapa de perfuração de poços em nosso município, disponibilizando água em algumas comunidade  de Pinhalzinho, é importante ressalta que tivemos êxito de encontra água de qualidade e com boa vazão em nove (9),de um total de dez (10) poços perfurados, e de fato quando todos os poços estiverem estalados é com muito orgulho que vamos atender e disponibiliza água potável para mais de 300 famílias. Não posso deixa de falar que os serviços prestados pelo Consórcio CIDEMA, deveria servi como exemplos para outras regiões de Santa Catarina, principalmente neste ano de grande dificuldade pela pandemia do COVID-19.    

O Diretor Executivo do Consórcio Cidema Sr. Morciel de Araujo Faraum Informa ainda que a prioridade é atender os municípios que tenham histórico recente de situações de emergência e/ou calamidade pública em decorrência de estiagem ou secas.

A medida também visa possibilitar às administrações públicas uma reserva estratégica de pronto acesso para abastecimento das redes públicas de distribuição de água para consumo humano em períodos de escassez. Também busca articular com as políticas de desenvolvimento regional de proteção e preservação ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social voltada para a melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo aquelas residentes nas áreas rurais. Essas ações atendem o disposto no termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina.

O programa de perfuração de poços teve inicio em 2016, totalizando um total de perfuração de aproximadamente mais 190 poços e mais de 10.000,00 famílias beneficiadas com acesso  a água potável. O programa conta com quatro caminhões, com perfuratriz, compressor, ferramental e alojamento e uma equipe técnica para perfuração dos poços nos municípios:  o sondador , Francisco Antônio Pizzatto , auxiliar de sondador, Felipe Junior Martim e o Geólogo Leonir Benincá .

O próximo Município a ser atendido é Município de Xanxerê.