parallax background

O CIDEMA credencia mais um estabelecimento ao SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO SISBI-POA

Município de Xanxerê debate adesão ao Sisbi – POA através do Cidema
11 de maio de 2020
Mesmo em época de pandemia os serviços essenciais do CIDEMA não pára nos Municípios
20 de agosto de 2020
Município de Xanxerê debate adesão ao Sisbi – POA através do Cidema
11 de maio de 2020
20 de agosto de 2020

O Estabelecimento Granja São Luis, de propriedade do Sr. Leonardo Luiz Cella e classificada como Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados, é o mais recente estabelecimento a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Localizada no interior de Caxambu do Sul/SC, município pertencente ao Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Econômico, Social e do Meio Ambiente – CIDEMA, a empresa está habilitada para comercializar seus produtos em todo o território nacional.

O Programa do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PROSUASA), criado em 2012 pelo CIDEMA, é responsável pela regulação e orientação dos produtores e das agroindústrias de cada município consorciado com objetivo de fortalecer ainda mais as Secretarias de Agricultura e potencializar o retorno econômico e a geração de empregos nos municípios. Em contrapartida, os municípios oferecem os profissionais para as inspeções e fiscalização.

O Gerente de Programa e Médico Veterinário do CIDEMA, Alan Dinis Michels, comenta que Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) tem por objetivo harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país.

O MAPA, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF), é o órgão coordenador do sistema. A adesão dos serviços de inspeção dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e consórcios de Municípios ao SISBI/POA é voluntária e concedida pelo órgão coordenador mediante comprovação de equivalência entre o serviço solicitante e o SIF. São os sistemas integrantes do SUASA que têm por objetivo inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal e vegetal.

O Diretor Executivo  do CIDEMA, Morciel de Araújo Faraum, enfatiza a oportunidade de acesso a novos mercados dos estabelecimentos credenciados. Também destaca a agregação de valor sobre os produtos, a garantia de maior segurança alimentar ao consumidor final e a promoção do desenvolvimento local e a inclusão social em todo o País. É importante ressaltar que o AGRONEGÓCIO é uma atividade essencial, e neste contexto, o CIDEMA está totalmente envolvido na viabilidade das agroindústrias, principalmente nos Municípios vinculados a região da AMOSC. Não podemos deixar de ressaltar que vivemos um momento difícil diante da pandemia do novo Coronavírus-Covid-19, e devemos nos proteger e, se possível, ficar em casa.

O CIDEMA parabeniza o Estabelecimento Granja São Luis e o município de Caxambu do Sul pela conquista, juntamente com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), coordenado pela Médica Veterinária Claudia Marta Coradi

HISTÓRICO DA ADESÃO DO CONSÓRCIO CIDEMA AO SISBI-POA

Em janeiro de 2015, foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 1, de janeiro de 2015, que reconhece a equivalência dos serviços do CIDEMA e dos municípios consorciados, para a adesão ao SISBI-POA.

ESTABELECIMENTOS CREDENCIADOS

Também fazem parte da adesão ao SISBI-POA, nas Secretarias de Agricultura dos Municípios consorciados, os seguintes estabelecimentos:

– Granja Schwendler (SIEME OVOS) de São Carlos;

– Nova Iatberaba Alimentos LTDA-ME (BOFF BURGER) de Coronel Freitas;

– Razão Social Eduardo Breansini (OVOS BENTO) de Cordilheira Alta;

– Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Quilombo (QUI MEL);

– Matadouro de aves (FRIGORÍFICO DREHMER) no município de Sul Brasil;

– Fábrica de Laticínios (SANTI’LAC) no município de Santiago do Sul;

– Abatedouro Frigorífico de codornas (GOOD ALIMENTOS) de Coronel Freitas.

– OVOS DIDO de Cordilheira Alta